quinta-feira, 10 de março de 2011

ARTIGO - “Eu quero justiça!”

Quando pessoas carentes são acometidas com uma situação trágica, com a perca de um ente querido por conta de um homicídio, por exemplo, quase sempre ouvimos a expressão “eu quero justiça”. Veio-me então o seguinte questionamento: qual a ideia que essas pessoas tem sobre “justiça”? O que é a “justiça” para elas? Quem pode atender ao apelo, quem pode lhes dar “justiça”?
Afora o sensacionalismo proveniente dos diversos meios de comunicação, essas pobres pessoas, em sua generalidade pouco instruídas, imploram uma “justiça” que, no mais das vezes, parece idílica. O pedido delas situa-se no limiar entre a “justiça” dos homens e a “justiça” divina. A esperança nesta é a do porvir, quiçá maior do naquela, na qual não parecem acreditar muito, malgrado também a procurem. Elas não sabem, em verdade, qual “justiça” as consolará.
A frieza da lei não cabe em determinados casos singulares. Situações sui generis requerem uma compreensão maior do que a letra da norma estipula. Essa compreensão chama-se sentimento de “justiça”. Nossos magistrados devem ter esse sentimento. Devem também estar mais próximos dos que clamam por “justiça”, do povão mesmo, para que verifiquem in loco a peculariedade dos casos, que, quase sempre,  são muito mais do que está escrito em folhas de papel.
Cada caso tem sua particularidade, e todos os conflitos devem ser arbitrados por quem possua um sentimento apurado de “justiça”. Chegará o dia em que o clamor dos mais necessitados por “justiça” será atendido? Quem os auxiliará primeiro: a “justiça” dos céus, da esperança divina, ou a dos homens, na qual já não se crê? Enquanto isso continuam a reclamar uma “justiça” que, a cada tragédia, a cada perca, está mais distante de ser conseguida.


Rainer Henrique Abreu Riedel da Costa
Acadêmico do curso de Direito da FGF (Faculdade Integrada Grande Fortaleza) 

Faça igual ao Rainer, envie seu artigo para helayneserafim@gmail.com e tenha sua produção postada no blog, pois este espaço é de vocês e para vocês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário