quarta-feira, 23 de março de 2011

Alunos de Direito apresentam seminário sobre a Ritualística Jurídica.

Eles visitaram várias audiências e compartilharam com a turma as suas impressões.

Os alunos do primeiro semestre do curso de Direito, da disciplina de Antropologia e Sociologia do Direito, ministrada pela professora e também coordenadora do curso, Milena Braz, apresentaram um trabalho interessante sobre a ritualística utilizada durante as audiências, em especial pelos operadores do direito: juízes, promotores e advogados.

Os alunos visitaram o Fórum e os Juizados Especiais Civis e Criminais, também, conhecido por Juizado de Pequenas Causas. Durante a audiência os alunos deveriam observar todos os procedimentos, comportamentos e atitudes dos advogados, promotores, juízes e as partes interessadas no caso (requerente e acusado). Depois de feito isso, os estudantes deveriam apresentar em forma de seminário os seus relatórios, fruto das observações, valendo nota para a GQ1(grau de qualificação).

Os depoimentos apresentados foram ricos em detalhes e cheios de impressões percebidas pelos acadêmicos, visto que mal iniciaram no curso, já foram estimulados a vivenciar o ambiente que irão atuar.

Segundo a professora Milena, esta atividade tem por objetivo trabalhar de forma interdisciplinar as matérias dogmáticas e as empíricas, tendo em vista que a proposta pedagógica do curso é promover o intercâmbio entre todas as disciplinas. “É importante que o aluno entenda a sociedade, pois se a lei muda é porque a sociedade mudou. As leis acompanham as mudanças da sociedade”, enfatizou.


A aluna Antônia Verônica, após a conclusão da apresentação do seu grupo, alertou os demais colegas para a situação da Justiça Brasileira. “Identificamos várias falhas, mas vamos procurar saná-las, pois será este o ambiente de trabalho que iremos atuar e somos responsáveis por esta mudança”, ressaltou.

Confira as fotos da aula:

Nenhum comentário:

Postar um comentário