terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Alunos do curso de Direito assistem à Aula Magna com presidente da OAB-CE

Alunos puderam fazer perguntas e interagir através do twitter.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará, (OAB-CE), Valdetário Andrade Monteiro, ministrou, na última terça-feira (15), no turno da manhã e da noite, a primeira Aula Magna para alunos do curso de Direito da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF).

A diretora de marketing da FGF, Marina Abifadel, falou da importância deste momento, pois os coordenadores do curso de Direito, os professores Luciano Prado e Milena Braz, tiveram a preocupação de promover essa aula com o intuito de interagir a comunidade acadêmica com a entidade máxima de representação dos advogados no Estado.

Valdetário Monteiro contou um pouco da sua trajetória até chegar ao cargo de presidente da OAB-CE. Ressaltou a importância do curso de Direito para sociedade, advertiu sobre os valores fundamentais no exercício da advocacia, com destaque para ética. Aconselhou os estudantes a valorizar a faculdade e o investimento financeiro que eles fazem durante o curso. ”Vocês estão pagando pelo conhecimento, você compra um kit e fica ao seu critério usá-lo todo ou não”.

Os estudantes, segundo Monteiro, devem buscar incessantemente o conhecimento. “Estudar é um sacerdócio e só através deste comportamento que o advogado vai conseguir acompanhar as mudanças.” Neste momento, ele também comentou que a OAB-CE, através da Comissão de Cultura, está desenvolvendo um programa que permite identificar o plágio de produções acadêmicas, como monografia e artigos.

Cerca de 200 estudantes estiveram presentes, no Auditório Beni Veras, e puderam fazer perguntas e tirar dúvidas. A participação de outros alunos também foi registrada através do twitter, pois a Aula Magna foi transmitida ao vivo pelo site da faculdade.

O presidente da OAB-CE respondeu perguntas sobre o Exame da Ordem, realizado pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV). E avaliou que o Exame é um instrumento em defesa do acadêmico de Direito e obriga os cursos a melhorar a sua qualidade. Reconheceu ainda, que a FGF tem zelo pelo curso e pela educação oferecida aos alunos. “Percebo o compromisso da FGF com os alunos, os valores e a dedicação dos professores”, ressaltou.

Esteve presente, também, a advogada Tânia Coutinho, presidente da Associação dos Advogados Públicos, Procuradores das Autarquias e Fundações do Estado do Ceará (Apafece), divulgando a campanha da entidade pela criação da carreira de advogado público no Ceará. “É necessário para um estado a atuação do advogado público”, afirmou.
  
Ao final da aula, o coordenador do curso de Direito da FGF, Luciano Prado, reforçou as palavras do advogado Valdetário Monteiro, alertando que o estudante deve agir como predador e para isso deve buscar de forma contínua o conhecimento. “A FGF oferece um corpo docente capacitado e competente e o grande favorecido é o corpo discente. Então, vocês (alunos) devem aproveitar isso, caso contrário vocês serão as presas”. Finalizando, agradeceu a presença do presidente da OAB-CE e disse que a partir daquele momento a FGF terá uma aproximação umbilical com essa entidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário