quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Alunos de Direito ministram aula sobre ética

                                               A ética aristotélica foi tema abordado no seminário.
 
A Faculdade Integrada da Grande Fortaleza preza pela formação contínua do corpo discente e para isso incentiva a sua participação e produção intelectiva, atuando, assim, como protagonista no processo de aprendizagem.

Seguindo esse pensamento a professora Nádia Marques, do curso de Direito, disciplina Filosofia Geral e do Direito (1º semestre), promoveu uma aula diferente. Os alunos Caio Dias e Luenia Aderaldo ministraram um seminário sobre Filosofia do Direito e Ética para os demais colegas de sala. 

Nesta aula, os dois calouros abordaram o conceito de ética sob o ponto de vista defendido por Platão e por Aristóteles. “Enquanto Platão atentava para unidade (uma forma única de expressão do bem), Aristóteles promovia a pluralidade (defendendo a tese de que há várias possibilidades de uma pessoa agir de maneira boa)”, explicou Caio Dias.

DEBATE
A aluna Luenia Aderaldo, instigou a turma quando questionou o que seria moral, o que seria ética. A participação dos colegas foi imediata possibilitando um debate rico e proveitoso que gerou outras indagações.

Com esta atividade a professora Nádia procurou deliberar e favorecer o crescimento destes jovens alunos que ingressaram agora na faculdade. “Os alunos  calouros são muito inteligentes e penso que irão desenvolver uma boa participação didático pedagógica. Minha sala é cheia, (mais de 50 alunos), e nesses dias iniciais têm apresentado um excelente aspecto da ‘identidade do aluno do Direito da FGF’: comprometido, interessado...”, ressaltou.

Caio Dias afirmou que esta disciplina é muito importante para a formação do advogado e por isso aceitou o convite da professora para tratar este tema. “A ética é imprescindível para atuação do advogado, pois ele pode ver um processo por vários ângulos.”

A colega de sala dos calouros, Karine Miranda, elogiou a iniciativa da professora, pois segundo ela esse tipo de atividade ajuda a desinibir. “O advogado lida com o público, trabalha no fórum, convive com todo tipo de pessoa. E essa atividade ajuda a trabalhar as pessoas que são tímidas”. E aproveitou o ensejo e elogiou os colegas, “eles são muito inteligentes e a aula foi bem bacana”.

Veja as fotos no facebook.com.br/faculdadefgf  .
Ou no perfil 2 da FGF, no orkut.
Fonte: Comunicação FGF, jornalista Helayne Serafim.

3 comentários:

  1. Ética. Será que o mundo moderno sabe o que é isso?
    Penso que é pouco provável que saiba.

    Ternura sempre!

    ResponderExcluir
  2. Caio,

    Eu e seu pai já sabíamos que o investimento que estamos fazendo em você, será de retorno garantido!

    ResponderExcluir