terça-feira, 2 de março de 2010

Programa de virtualização do Judiciário cearense é apresentado no TJCE

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) apresentou recentemente o projeto de virtualização do Poder Judiciário do Estado. O programa compreende a implantação de sistema informatizado que permitirá a movimentação de todos os processos de forma eletrônica, sem a necessidade do papel.

Entre os benefícios da visrtualização estão a celeridade na tramitação processual, a maior transparência, a disponibilidade de acesso integral através da internet, o gerenciamento de todos os tipos de processos por um único sistema e, principalmente, a questão da segurança, que será garantida com a certificação digital.

Com relação à celeridade, o presidente da Softplan, vencedora da licitação, argumentou que a informatização permite atingir êxito de 70%, em relação à tramitação dos processos tradicionais. Outro ponto destacado foi a economia de recursos, que pode chegar a 40%.

O cronograma de virtualização do Judiciário do Ceará começa já no mês de abril deste ano com a implantação do peticionamento eletrônico, do Diário da Justiça eletrônico e do banco de julgados do 2º Grau. Em maio, será a vez das varas virtuais com a implementação das unidades-piloto (Execuções Penais, Fazenda Pública e Execuções Fiscais).

No mês de junho, serão colocados os sistemas do processo administrativo e de gestão financeira. Até janeiro do ano que vem, serão virtualizadas todas a varas de Fortaleza e, no decorrer de 2011, as comarcas do Interior do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário